sábado, 4 de setembro de 2010

Necrose de Coagulação

A classificação da necrose é baseada na expressão morfológica que a célula e o tecido morto adquirem. A importância reside no fato de que a identificação do tipo de necrose dá a pista para sua causa.
O termo Coagulação refere-se ao aspecto físico da célula morta que de um estado de sol (líquido) passa a um estado de gel (sólido), basicamente por perda de água e desnaturação protéica. A área morta apresenta cor amarela pálida, sem brilho, de limites mais ou menos precisos e de forma irregular. Em sua grande maioria representam as necroses observadas nos infartos (coração, rim, baço e tumores) e em queimaduras e lesões produzidas por ácidos e bases fortes, um exemplo de coagulação citoplasmática é a que ocorre com a clara do ovo no óleo quente, a desnaturação é consequente a quebras das ligações peptídicas que unem os aminoácidos que formam as proteínas. 


De um modo geral a necrose de coagulação pode ter causas diversas (hipóxia, agentes físicos, químicos, biológicos, entre outros) e caracteriza-se pela conversão da célula em arcabouço acidofílico opaco que ocorre com a perda do núcleo, mas com preservação da forma celular básica permitindo o reconhecimento dos contornos celulares e arquitetura do tecido, olhando o "fantasma" das células que morreram é possível o diagnóstico do órgão.

A figura mostra necrose de coagulação do miocárdio com desaparecimento dos núcleos, restando citoplasma preenchido por material amorfo.

Referências Bibliográficas:

* Patologia: processos gerais / editores Marcello Franco... [et al]; tradução de Frances Azevedo Noronha. São Paulo: Atheneu Editora, 2010;
*www.virtual.epm.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário