sábado, 21 de agosto de 2010

AMILOIDOSE

Representa um grupo de doenças que tem em comum a deposição no interstício de material protéico fibrilar que possui características físico-químicas e tinturiais particulares. O termo "Amiloidose" foi empregado por Virchow no século XIX, por que a substância cora-se macroscopicamente em azul após ter sido tratada pelo lugol e solução diluida de ácido sulfúrico. A palavra singnifica semelhante ao amido, mas logo demonstrou que o material era protéico, não tendo relação com carboidratos.
As repercussões clínicas dependem de sua intensidade, as principais são síndromes renais ou hepáticas e arritmias cardíacas. Os depósitos amilóides são representados por material amorfo e acidófilo que se deposita no interstício comprimindo e hipotrofiando as células. Nos orgãos e tecidos a substância amilóide deposita-se formando massas de tamanho variado. No fígado, começam nos espaços de Disse e a medida que progridem vão comprimindo e destruindo as lâminas dos hepatócitos, podem apresentar aumento de volume com aspecto homogênio e superfície untosa semelhante a toucinho. Nos rins, os depósitos são frequentes nos glomérulos, formando massas que comprimem e fazem desaparecer os capilares, há tambem aumento de peso, volume e consistência. No coração, os depósitos geralmente se iniciam na região subendocárdica comprometendo o sistema de condução.
As amiloidoses podem ser classificadas em : sistêmica ou localizada, primária (quando não tem causa conhecida) ou secundária (provocada por doenças) e ainda pode ser hereditária quando condicionada por um fator genético conhecido.

Fonte:Bogliolo Patologia Geral, 3ª edição



Nenhum comentário:

Postar um comentário